terça-feira, 29 de abril de 2008

O que acontece a Deus, só?

Caros acompanhantes do nosso blog, queria em nome de todos pedir desculpa, pela falta de post´s novos, mas a falta de tempo tem perturbado a nossa vida, devido a frequências, jantares, semana académica e recentemente a tão esperada Ovibeja.

Este fim-de-semana decidi que deveria ser mais comprido que o habitual portanto na quarta feira retomei à minha bela localidade (S. João do Campo) que fica a 10 km de Coimbra; tudo decorria dentro da normalidade com muito trabalho, dormir pouco e claro umas belas saídas à noite, quando no Domingo após um belo banho às 11:30 da manhã (tendo-me levantado às 5 da matina) e sozinho em casa quando caí.
Dito desta forma parece algo banal, mas não é. Tinha apenas vestido uns calções e um par de meias quando dei um salto para o patamar da minha escada, da qual a minha mãe tinha retirado a passadeira e aplicado um produto para tratar a madeira, o que a tornou bastante escorregadia, ou seja, safousse-me uma patinha e lá fui eu bater com o dedo grande do pé direito (cujo nome técnico não me lembro) num género de estante com 3 pésinhos e com bonequinhos de loiça...
Estão mesmo a imginar o que aconteceu?
Pois levei com 3 na cabecinha que era para não me rir, mas como se não basta-se levar com aqueles malandros na cabeça ficar com o pé com um hematoma, desloquei o ombro direito.
Era aqui que queria chegar, enquanto estava naquele vaivém de me tentar levantar com um ombro fora do lugar, e a tremar mais que gelatina, pensei para comigo: "Será isto que uma pessoa com uma doença degenerativa sente?" "A incapacidade de mobilidade causa todo este sofrimento?" "Devido ao pancadão que foi, já o parti, como vou para beja masi logo à tarde?" - resumindo senti-me demasiadamente entalado.

Como é do conhecimento de alguns irónicamente "Sou Deus, pela minha omnipresença em casa de muitos Alentejanos e amigos de Cascais" - Tenho uma frase que queria partilhar com todos - "Os passos de Deus são incertos, e não ampara as suas próprias quedas, mas para além disso Só sou Deus à poucos dias"....
Enfermeiro que é enfermeiro dessenrasca-se nem que seja para encontrar uma agulha num palheiro com um rolo de papel higiénico - que porcaria de metáfora - estava sozinho em casa apliquei um gel, um spray e vesti uma t-shirt com a ajuda de um armário alto e o membro não afectado, e fui aplicar gelo!!!
Tudo parece normal, mas não é, quando e dirigi às urgências com uma fome descomunal, a médica simpática diagnosticou-me uma tendinite, receitou-me anti-inflamatório e descanso por uma semana e meia, receita que não gostei uma vez que se avisinha uma actuação importante e Almada, o que quer dizer que ensaios com o estandarte estão fora de questão.
O objectivo deste Post é referir que quando tratamos os nosso doentes, só temos uma real percepção do que eles estão a passar quando passamos por algo semelhante. A sensação de imobilidade temporária ou não numa pessoa activa é quase como que uma prisão, para uma pessoa que pouco gosta de fazer é um motivo de atrapalhamente, e para quem se gosta de mexer uma forma de estar parado!!!
Passei por um breve momento de imobilidade que espero não repetir em breve, nem a longo prazo, é como se tivessemos de reaprender até a vertirmo-nos com um membro a menos.
Pois bem, como é do conhecimento dos amigos mais próximos dos membros deste Blog além fronteiras, o membro El Folg num jogo e futebol caíu e fez uma luxação no ombro direito.
Não pensem que foi por inveja dos mimos que recebeu, ou pela vontade de experimentar a dor, não sou masoquista!!!

Peço desculpa pela colhoada, mas era algo necessário...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Semestre porreiro!

Este semestre vai ser porreiro,é mesmo aquilo que eu gosto e até vou curtir estudar (milagre!!) ,isto era eu até ter visto a carrada de matéria que temos que dar até ao final de Maio!
O melhor mesmo disto tudo são as disciplinas que temos:

1 - Enfermagem Médica, dada por "irrisórias" 5 professoras...

1.1 - Prof. Antónia - Muito distinta pelo seu estilo enfadonho e monótono a dar as aulas, onde os conteúdos também "interessantíssimos" revelam todo o seu esplendor. Todos os métodos que esta professora utiliza para cativar os alunos devem ser sim usados, mas de forma a que estes funcionem, não é a expulsar os alunos devido à qualidade da aula...

1.2 - Prof. Cidália - Aulas engraçadas a não ser pelo facto de esta professora repetir tudo o que diz p'raí umas 4 vezes, consegue de facto cativar os alunos, nem que seja pela exaustão! Eu fico curioso é pelo facto da professora não cair daqueles saltos agulha que ela sempre leva para as aulas... também me intriga é ela fugir àquele esteriótipo de "enfermeira gorda, (quase) obesa", aquela palidez e a estrutura predominantemente óssea são a sua "imagem de marca". É de salientar o facto de esta professora ser aclamada de "melhor professora da escola", e eu a pensar que a disputa era entre a Prof. Antónia e a Prof. Ana Pires...

1.3 - Prof. Sandra - Pessoa jovem, bem parecida que se tenta integrar quase como membro da turma... na sua tentativa de ser engraçada e também professora, profere umas expressões bastante caricatas como "chafurdar lá dentro" (numa cirurgia), isto demonstra bem as suas aulas. Para se conseguir integrar mesmo só falta iniciar a sua vida no mundo que é o Hi5! (sim já todos temos o mail da professora e o "msn" também!)

1.4 - Prof. Conceição - Professora bem apessoada, com boa aparência apesar dos seus 26,5 anos x 2 (isto dito por ela fica mais engraçado...), com umas aulas de dificil definição... isto porque só tive a oportunidade de comparecer a duas aulas, tendo faltado a uma destas duas...

1.5 - Prof. Dulce - Consta que também nos vai leccionar alguma coisinha que ainda está nos segredos dos Deuses (ou então sou eu que não sei, que é o mais provável...), mas retiro de moral e ética umas aulas não muito más...


2 - Medicina, dada por dois excelentes médicos:

2.1 - Dr. Loff - Aulas bastante interactivas, onde ambas as partes podem expor os seus conhecimentos sobre a disciplina! Isto até pode ser verdade, mas os nossos conhecimentos são realmente nulos e portanto o Dr. Loff praticamente debita matéria como se de um rádio se tratasse. Frisasse também o uso de conceitos e expressões ao abrigo de cada um que pela sua simplicidade e facilidade de reter aqueles pequenos nomes nos são absolutamente intimas... Falando a sério, ninguém percebe as aulas do homem, muito mais há para dizer..."digo agora ou digo depois... adiante!!"

2.2 - Dr. Telo Faria - Estas sim são aulas realmente importantes, nomeadamente porque se faltamos uma única aula, na próxima já andamos "à pesca", até parece que as coisas com este professor têm um sentido lógico e estratificado!

Por último mas não menos importante encontra-se Farmacologia, leccionada pelo Prof. Jesus. Aulas descontraidas onde até conseguimos aprender alguma coisinha, fico particularmente estupefacto pelos inúmeros nomes de medicamentos que o professor consegue indicar para uma doençazita, mas ao invés alegro-me muito quando reconheço um único naquela maralha toda! Muitas das vezes é sempre o básico do "Paracetamol", mas mesmo assim fico um bocadinho contente!
P.S.: Para quem ainda não ouviu as histórias da república... percam uns segundos para se rirem uns minutos!


São 3 mas bastante atarefadas disciplinas... vamos a ver a qual delas consigo passar!

Saudações Académicas!

(Véspera de teste e eu a fazer posts... e ainda para mais o meu primeiro post... vergonha na cara era o que eu devia ter!)

Tractorinhos + Esticadinhas + Os de Sempre!

Bem, isto é aquilo a que se chama encher chouriços. Só para avisar. Se quiserem desistir de ler este post, é compreensível. Se fosse a vocês já nem estava a ler estas singelas palavras. Parem! Vá... Pronto! Armaram-se em chicos espertos, agora têm de ler até ao fim...
Amanhã vai-se realizar um 1º Jantar de 3 dos blogs mais badalados da ESSB. Vai ser na casa de duas Esticadinhas (Débora e Inês) que tudo vai acontecer... Juntar Tractorinhos com Esticadinhas já é explosivo, mas nós vamos sempre mais longe, e ainda juntamos Os mesmos de Sempre a esta salada russa da socialização. Depois mostramos algumas fotos. Até lá, e se ainda não conhecem as peças, podem visitar os outros dois blogs:

- Esticadinhas, Esborratadas e Desnoitadas
- Os mesmos de Sempre!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

TV Lavoirinha #2

Caros amigos, como sabem está a decorrer a Semana Académica de Beja, e o que não falta é gente a querer incentivar a juventude a ir "córtir"! Depois da grande intervenção do Pims para a TV Lavoirinha, trazemos hoje aqui um grande senhor já muito badalado no YouTube, que quis dar o seu contributo ao blog e à Semana Académica. Aconselho vivamente a que vejam o seu bonito diálogo com Rui Unas numa de tantas Ovibejas aqui!
Agora que já viram, fiquem com esta pérola Alentejana. É uma pequena aparição, a convidar a juventude para este evento que está a decorrer, e prometemos que brevemente mostraremos mais do que este senhor é capaz de fazer. Um bem haja!